Blog

A Responsabilidade da Empresa no Limbo Previdenciário: Entenda seus Direitos e Obrigações.

  Publicado em: 29/08/2023.   A responsabilidade das empresas no cenário do "limbo previdenciário" é uma questão delicada que exige atenção diligente. Permitam-me, como especialista nesta área, guiar-lhes por um trajeto que esclarece os meandros dessa situação, esclarecendo com clareza seus direitos e obrigações. O Limbo Previdenciário e suas Implicações O termo "limbo previdenciário" refere-se ao delicado período em que o empregado encontra-se afastado de suas atividades laborais, porém não recebe nem o benefício previdenciário, nem o salário da empresa.…
Leia mais

Aposentadoria por Tempo de Contribuição: Requisitos e Impactos da Reforma da Previdência

Publicado em: 07/08/2023.   O seu futuro é nossa prioridade, e sabemos o quão importante é planejar sua aposentadoria com segurança e tranquilidade. Por isso, viemos compartilhar informações essenciais sobre a aposentadoria por tempo de contribuição, destacando os requisitos atualizados e os impactos advindos da reforma da previdência. Imagine-se, após longos anos de trabalho árduo, conquistando o merecido descanso ao se aposentar por tempo de contribuição, com base nos anos de esforço dedicados ao desenvolvimento da sociedade e ao sistema…
Leia mais

Protegendo Seus Direitos: Entenda as Cobranças Indevidas em Cartão de Crédito e a Responsabilidade dos Bancos!

Publicado em: 01/08/2023.   É de amplo conhecimento que as instituições financeiras têm uma responsabilidade objetiva perante você, consumidor, e são diretamente responsáveis pelos prejuízos causados por fraudes praticadas por terceiros. Esse entendimento é reforçado pela Súmula 479 do Superior Tribunal de Justiça, que estabelece a responsabilidade objetiva das instituições financeiras pelos danos decorrentes de fraudes e delitos em operações bancárias. A matéria em questão é corriqueira nos Tribunais, e há consenso sobre a obrigação das instituições financeiras em garantir…
Leia mais

Limbo Previdenciário: Como evitar prejuízos e garantir a segurança jurídica da sua empresa.

Publicado em: 20/07/2023.   No universo empresarial, o limbo previdenciário é uma situação complexa que ocorre quando há discordância entre o empregador e o INSS a respeito da aptidão do empregado para retornar ao trabalho. Esse impasse pode acarretar prejuízos significativos e riscos legais para as empresas. Nesse contexto, é imprescindível buscar uma assistência jurídica especializada, capaz de estruturar e orientar adequadamente os aspectos legais envolvidos, a fim de evitar problemas e garantir a segurança jurídica da empresa. Os riscos…
Leia mais

Quais são as principais cláusulas que devem estar presentes nos contratos de trabalho?

  Publicado em: 14/07/2023.   Sabemos que a gestão de uma empresa é repleta de desafios e responsabilidades, e uma das áreas cruciais que demandam sua atenção é o Direito do Trabalho. Nesse contexto, gostaríamos de destacar a importância fundamental de um contrato de trabalho bem formulado, uma ferramenta essencial para proteger os interesses de sua empresa e evitar potenciais problemas jurídicos. Um contrato de trabalho robusto e bem estruturado é uma garantia de segurança e tranquilidade para ambas as…
Leia mais

Doação inoficiosa, o que é e como proceder?

Publicado em: 05/05/2023. Ao elaborar seu testamento, o autor da herança poderá dispor apenas de 50% de seu patrimônio. O inventário é um processo significativo feito após o falecimento de um familiar e apesar de ser uma circunstância delicada, é imprescindível sua execução de forma correta para que possa ser feita a partilha de bens. O direito sucessório brasileiro em si é complexo e pede por total atenção, tal atitude nem sempre é digna da família que muitas vezes está…
Leia mais
1 6