Blog

Serasa – Concentre Scoring

Publicado em: 17/10/2013

UM NOVO PRODUTO DE PROTEÇÃO AO CONSUMIDOR.

SERASA – CONCENTRE SCORING

Recentemente, o Tribunal de Justiça de São Paulo, confirmou a legalidade do produto “Concentre Scoring” da Serasa.

O Score é uma ferramenta que permite a visualização de estatísticas, possibilitando a análise dos riscos quando da concessão de crédito, permitindo uma proteção contra o superendividamento.

O Scoring da Serasa Experian pode ser consultado junto ao próprio Serasa, na qual, serão apresentados estatísticas do consumidor em questão, através de uma pontuação, que varia de 0 a 1.000.

A pontuação SCORE SERASA é calculada a cada operação de crédito bancário e depende do Banco, valor e tipo de operação de crédito, considerando ainda; hábitos de consumo, hábitos de pagamentos, renda, tipo de financiamento pretendido, Comportamento de pagamentos de outras pessoas no mesmo perfil.

Ainda se observa forte divergência a cerca da legalidade deste sistema, mas hoje, a jurisprudência vem reconhecendo que o sistema Score, previne o superendividamento, garantindo a rigidez do mercado de crédito, incentivando o crédito responsável e auxiliando no fluxo das relações econômicas.

Segundo a juíza de Direito, Liana Bardini Alves, “Não se trata propriamente de um juízo de valor sobre a pessoa do consumidor de crédito, mas apenas indica a probabilidade de inadimplência que aquele perfil representa”.

Dessa forma, tendo o judiciário aprovando, temporariamente, o uso desse sistema, acreditamos que seja mais um processo em benefício do empresariado, trazendo uma maior garantia a transações realizadas com crédito futuro.

Dra. Mariana Resende Areias

SAPIRA E KRASILTCHIK ADVOGADOS ASSOCIADOS